Rinoplastia

Rinoplastia
 

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DE CIRURGIA NO NARIZ?

Diversas são as indicações, que podem ser dividas em: Funcionais, Reparadoras e Estéticas. Das indicações funcionais as mais comuns são o tratamento da obstrução nasal (em geral causadas por desvios de septo e aumento das conchas nasais) e as sinusites. Dentre as reparadoras estão as fraturas nasais, os tumores de pele e as deformidades congênitas. As correções das alterações estéticas visam a remodelação nasal e não apenas a sua redução, devendo sempre está associada a melhora da função nasal e a busca de naturalidade nos resultados.

COMO É A ANESTESIA NA CIRURGIA DO NARIZ?

Na maioria dos casos preferimos realizar o procedimento sob anestesia geral, que em rinoplastia é mais seguro para a via respiratória. Em casos selecionados pode-se realizar sob anestesia local com sedação.



QUAIS OS AVANÇOS DA CIRURGIA DE NARIZ NOS ÚLTIMOS ANOS?

A Cirurgia do nariz mudou radicalmente nas últimas duas décadas. Hoje não usamos mais os terríveis tampões nasais do passado. Entramos na era da videoendoscopia e operamos com uma visualização infinitamente superior do que há 15 anos atrás.

A RINOPLASTIA É UMA CIRURGIA ESTÉTICA OU REPARADORA?

O nariz é um exemplo de órgão onde não se pode separar a estética da função. Toda intervenção estética nasal tem repercussões na função nasal. É muito importante o conhecimento da função nasal por parte do cirurgião que está realizando a rinoplastia.

A INFILTRAÇÃO DE “PRODUTOS” (BIOPLASTIA) NO NARIZ É SEGURA?

Não! Inúmeros problemas vem sendo relatados com a infiltração de diversos produtos químicos no nariz, como o PMMA (polimetilmetaacrilato). Na verdade esta idéia não é nova. Ao longo do último século dezenas de produtos diferentes já foram testados, sem sucesso. O nariz é uma estrutura que não se adapta bem a estes “corpos estranhos” nele infiltrados. Uma rinoplastia realizada por um cirurgião experiente neste procedimento produz os melhores resultados estéticos e funcionais, sem nehuma dúvida.

COM QUE IDADE PODE SER REALIZADA UMA CIRURGIA DE NARIZ?

As cirurgias nasais funcionais são realizadas até mesmo em crianças pequenas, desde que exista uma necessidade bem definida. Já a rinoplastia deve-se esperar por pelo menos 15 anos de idade, quando as estruturas nasais e faciais estão desenvolvidas.

HÁ CICATRIZES EXTERNAS NA CIRURGIA DO NARIZ?

A maioria das cirurgias funcionais pode ser realizada apenas com incisões internas. As rinoplastias estéticas podem ser realizadas tanto com incisões totalmente internas (chamadas de rinoplastia fechada), como com a associação de pequenas incisões externas que são praticamente imperceptíveis (chamadas de rinoplastia aberta). Normalmente realizamos a rinoplastia aberta em 70% dos casos.

NARIZ TORTO OCORRE DEVIDO AO DESVIO DE SEPTO?

Não apenas devido o desvio septal, mas em geral várias estruturas nasais estão desviadas em um nariz torto. É necessária a correção tridimensional para se obter os melhores resultados. Com muita freqüência usamos a rinoplastia aberta no tratamento do nariz com desvios.

QUANTO TEMPO DURA UMA RINOPLASTIA?

Em média dura cerca de 2 horas. Antigamente era comum esta cirurgia ser realizada sob anestesia local e durar apenas 20 ou 30 minutos, apresentando maior número de complicações. Com o melhor entendimento das estruturas e fisiologia nasal, este procedimento evoluiu e é hoje considerado um procedimento para ser realizado de forma minuciosa e por um cirurgião com grande experiência nesta cirurgia.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

De 12 a 24 horas.

O NARIZ FICA MUITO TEMPO INCHADO??

Após uma rinoplastia cerca de 70% do inchaço regride no primeiro mês, porem, os 30% restante demoram bem mais. Nas rinoplastia abertas é comum os pacientes notarem a ponta nasal “durinha” e “dormente” por alguns meses. Essas alterações retornam lentamente ao normal no 1º ano após a cirurgia.

POR QUANTO TEMPO SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Após o término da rinoplastia o nariz é mantido imobilizado com “aquaplast” (molde plástico) por cerca de 7 a 10 dias. Quando tratamos o desvio septal, muitas vezes utilizamos “splints” plásticos que modelam o septo e evitam a formação de aderências, aumentando a segurança da cirurgia.

A RINOPLASTIA É DOLOROSA?

A queixa pós-rinoplastia é de obstrução nasal nos primeiros dias e não de dor. A maioria dos pacientes não se queixa de dor, porem, pacientes portadores de enxaqueca, podem, durante os primeiros dias de obstrução nasal apresentar dor de cabeça, devendo ser usada medicação para a enxaqueca.

COMO VAI FICAR MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

Em quase 100% de nossas cirurgias vemos a necessidade de abordar e adequar o espaço respiratório nasal ao “novo” nariz pós – rinoplastia. Mesmo que o objetivo da cirurgia seja somente estético, avaliamos e abordamos de forma preventiva o espaço respiratório. Deixar de tratar um desvio septal ou um corneto grande, pode levar à piora da respiração no pós-operatório.

QUANDO PODEREI FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Exercícios físicos “pesados”, como correr, nadar, musculação, somente são permitidos após 1 mês da cirurgia. Esportes de contato devem esperar 2 meses.

A RINOPLASTIA PODE SER ASSOCIADA A OUTRA CIRURGIA PLÁSTICA?

Sim! É comum a associação da rinoplastia com cirurgias de desvio septal e sinusite, e ainda com outras cirurgias plásticas como: prótese de silicone nas mamas, lipoaspiração, lifting facial, lipoescultura facial, blefaroplastia, dentre outras. A viabilidade da associação será avaliada pelo cirurgião, levando em consideração o tempo cirúrgico e as condições clínicas de cada paciente.

 
voltar 
Contato

+55 (84) 4008.3366 | 99959.1102
contato@carolinadantas.com.br

Onde estamos
Clínica de Oncologia e Mastologia de Natal
Av. Afonso Pena, 1071 - Tirol Natal-RN
Encontre no mapa
 

DRA. CAROLINA DANTAS© 2017. Todos os direitos reservados.

WSete Design