Otoplastia

Otoplastia
 

Orelhas em abano ou proeminentes podem causar muitos problemas psicológicos para pacientes, principalmente crianças. Apelidos são comuns em pacientes portadores de orelhas em abano. Esses indivíduos podem ser beneficiados física e psicologicamente com um procedimento chamado otoplastia. A cirurgia pode ser realizada em pacientes acima de 5 anos de idade geralmente, período no qual as orelhas já atingiram quase todo o seu crescimento.

Antes da cirurgia, médico e paciente, ou os pais no caso de crianças, discutem o que pode ser esperado de uma forma realista, assim como possíveis riscos e complicações. Uma história médica completa é feita no dia da primeira consulta. O tipo de anestesia e o procedimento são também discutidos. Algumas instruções pré operatórias incluem a descontinuação do uso de certos medicamentos como drogas que contenham aspirina/AAS, assim como parar de fumar no caso de adultos. Um xampu anti-séptico é usado na véspera. A incisão é geralmente feita na região posterior da orelha. A alta é dada no mesmo dia ou no seguinte. Curativos são feitos ao redor das orelhas e um enfaixamento é mantido até o dia seguinte, onde geralmente uma faixa especial (tipo faixa de tenista) é utilizada e mantida por alguns dias/semanas.

Dor relacionada com esta cirurgia é mínima e quando existente controlada com analgésicos locais. Algum edema (inchaço) na região pode ocorrer, assim como equimose (mancha roxa). Manter a cabeça discretamente elevada quando deitado ajuda a diminuir o edema. Dormir com um travesseiro macio e evitar apoiar nas orelhas nos primeiros dias são orientações importantes. Quando as atividades podem ser reassumidas dependerá da opinião médica e da evolução pós operatória do paciente. Eventualmente um segundo procedimento pode ser necessário se houver certo grau de recidiva. Complicações são raras; entretanto há certos riscos inerentes a qualquer procedimento que deverão ser discutidos com o cirurgião plástico. O seguimento de todas as instruções dadas pelo médico diminui muito o risco de complicações.

A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?

A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crâneo. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”. Lembrar, no entanto, que existe características individuais para a cicatrização e que a mesma segue uma sequência natural. A maturação completa se dá após 18 meses.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

Crianças: anestesia geral.
Adultos: anestesia local com ou sem sedação assistida ou a critério médico.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Geralmente o paciente tem alta no mesmo dia da internação, após algumas horas do término da cirurgia. Em alguns casos, a alta é dada no dia seguinte.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO? E AS COMPLICAÇÕES?

O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. Complicações, embora raras, podem ocorrer, como hematoma (acúmulo de sangue) e cicatriz inestética, porém geralmente não interfe no resultado final. Diminuição da sensibilidade nas orelhas, edema (inchaço) e equimose (manchas roxas) são comuns e não consideradas complicações. Regridem com o passar do tempo.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

COMO É O CURATIVO?

Faz -se a proteção da orelha com curativos e envolve-se a cabeça com faixas (“capacete”). Geralmente no dia seguinte este curatrivo é removido. Uma faixa deve ser utilizada na primeira semana por tempo integral, para manter o curativo e evitar trauma local. Após a primeira semana, a faixa deve ser utilizada somente no período noturno, para dormir, até completar um mês. Esta faixa não pode ser muito apertada, para evitar lesar as orelhas.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? HÁ DOR?

Em torno do sétimo dia. Não existe dor na retirada. Quando utilizamos fios absorvíveis, não é necessário a retirada de pontos.

EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?

No início, as orelhas se apresentam inchadas e com coloração de roxa ao vermelho, em intensidade variável de paciente para paciente. Gradativamente ocorre a regressão, e por volta do primeiro mês 75 a 80% do edema já desapareceu. O resultado final se dá por volta do sexto mês.

NÃO HÁ O RISCO DE “VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO” APÓS A CIRURGIA?

Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ficar, pois mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.

EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS?

Em decúbito dorsal (de barriga para cima), sem apoiar as orelhas.

QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

Quando desaparecer totalmente as equimoses (manchas roxas) e o edema. Este período é geralmente entre um e três meses.

EXISTE CIRURGIA PARA O LÓBULO DA ORELHA? E QUANDO ELE É GRANDE?

Se o lóbulo também estiver em abano, pode ser corrigido durante o procedimento. Se ele for grande, que geralmente ocorre em pacientes com mais idade, podemos fazer a redução do mesmo através de uma cirurgia bastante simples. Lóbulos bífidos (abertos), geralmente devido a uso de brincos pesados, podem também ser corrigidos facilmente.

CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA DAS ORELHAS:

O bom resultado de uma cirurgia como esta depende muito do próprio paciente, por isso preste atenção em alguns ítens que você deve seguir. Se você é fumante, interrompa este hábito duas semanas antes da cirurgia. O cigarro interfere com a boa oxigenação dos tecidos e atrapalha a cicatrização. Não fazer uso de antiinflamatório tipo aspirina/AAS por pelo menos duas semanas antes da cirurgia. Você deve informar ao seu médico todos os medicamentos que está fazendo uso.

Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
Vitamina C (ácido ascórbico). Tomar 1g três vezes ao dia (8/8 hs). Iniciar uma semana antes da cirurgia. Estes medicamentos serão prescritos e a receita lhe entregue previamente.
No dia anterior ou no mesmo dia da cirurgia, antes de ir para o hospital ou clínica, esfregar suavemente o rosto com esponja delicada, principalmente atrás das orelhas e nos seus sulcos e dobras, durante o banho. Lavar os cabelos .Preferir o uso de sabonetes antisépticos (ex. soapex).
Não usar esmalte nas unhas. Não usar maquiagem.
Jejum antes da cirurgia de cerca de oito horas. Se a cirurgia for marcada para de manhã cedo, não tomar café da manhã, se à tarde tomar somente café da manhã e se no final do dia, você poderá até almoçar. Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.
Comunicar-se conosco até dois dias antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza.

CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS SOBRE A CIRURGIA PLÁSTICA DA ORELHA:

No mesmo dia da cirurgia você deve manter repouso, podendo caminhar, se necessário, estando bem acordado(a) e com auxílio de alguém. Você estará com um enfaixamento em torno da cabeça (“capacete”). Este capacete é retirado geralmente no dia seguinte . Mantém-se um curativo pequeno atrás das orelhas por dois a quatro dias associado a uma faixa, que deve ser mantida por tempo integral durante a primeira semana e à noite até completar um mês.
A alta geralmente é dada no mesmo dia ou no dia seguinte ao da operação. É interessante manter a cabeça um pouco elevada quando deitado(a), com um travesseiro alto. Não pode deitar de barriga para baixo, nem apoiar em nenhuma das orelhas. Evitar ao máximo qualquer tipo de trauma local.
Geralmente são retirados os pontos no final da primeira semana.
Evitar exposição solar prolongada por pelo menos três meses.
A alimentação é normal, devendo ser dado preferência a alimentos leves/macios nos primeiros dias. A ingestão de líquidos é importante.
Cigarro deve ser evitado por pelo menos duas semanas após a cirurgia.
Fazer uso de antiinflamatório (Scaflan 1 cp de 8/8 hs ou Voltaren 100 mg de 12/12 hs ou Tilatil 20 mg 12/12 hs) por cinco dias. Estes medicamentos serão prescritos e a receita lhe entregue no momento de sua alta.
Evitar qualquer esporte físico por uma semana.. Atividade física que envolva contato físico ou risco de contato físico deve ser evitada por um mês. Uso de óculos que se apóia nas orelhas deve ser evitado por um mês. Atividade sexual pode ser realizada com cuidado a partir da primeira semana. Evitar sol, vento ou friagem por um mês.
Obedecer à prescrição médica (receita).

 
voltar 
Contato

+55 (84) 4008.3366 | 99959.1102
contato@carolinadantas.com.br

Onde estamos
Clínica de Oncologia e Mastologia de Natal
Av. Afonso Pena, 1071 - Tirol Natal-RN
Encontre no mapa
 

DRA. CAROLINA DANTAS© 2017. Todos os direitos reservados.

WSete Design